Sem Estresse - RPG e Aromaterapia terapêutica

Técnica para estresse

Técnica para estresse
Tipos de estresse | Níveis de estresse
A técnica | Referências | Consultas
Dra. Marcia Simões
A intensidade dos sintomas causados pelo estresse depende da eficácia das nossas estratégias para lidar com ele. As pessoas que sabem como enfrentar de forma tranquila o estresse apresentam menos sintomas físicos e possuem níveis elevados de função imunológica. O perfil dessas pessoas é o altruísmo, a gratidão e a capacidade de não guardar ressentimentos (Dr. Cícero Coimbra).

Para o Dr. Richard Gerber (médico americano), a criação de estratégias bem sucedidas para lidar com o estresse ajuda a administrar seus efeitos disfuncionais e permite operar num nível ótimo de eficiência em ocasiões difíceis, conferindo tranquilidade emocional e bem-estar.

Na nossa proposta, a estratégia para lidar com o estresse compreende técnicas de desbloqueio respíratório da RPG Souchard (método de fisioterapia francês), a prática de exercício respiratório específico e a utilização de óleos essenciais da Aromaterapia.

RPG Souchard

A respiração e outras técnicas de redução do estresse criam novos padrões de resposta neurológica após um período de repetição da técnica, condicionando o Sistema Nervoso a acionar a resposta de relaxamento. Após as conexões neurais terem se consolidado, a resposta de relaxamento auxilia a eliminar os sintomas de estresse antes que estes se agravem. Essas técnicas, ao baixarem o nível de estresse, permitem que os neurônios no cérebro se mantenham estáveis e que as células-tronco produzam novos neurônios, permitindo que as pessoas se mantenham ativas mesmo em idade avançada.

O ritmo respiratório mais lento baixa a frequência cardíaca e é fator importante no tratamento de ansiedade, hipertensão, azia, doenças autoimunes (p.ex., rinite), insônia e de dores crônicas.

Óleos essenciais da Aromaterapia terapêutica

Os óleos essenciais empregados na Aromaterapia - usados desde épocas remotas na China, Índia, Arábia, Grécia, Roma, etc. - são extraídos de espécies específicas de plantas medicinais originárias de vários países; foram pesquisados desde 1928 na França, Inglaterra e Alemanha e reconhecidos por suas notáveis propriedades terapêuticas.

O óleo essencial tem uma estrutura molecular complexa e é considerado como uma das mais naturais e holísticas terapias complementares disponíveis hoje (Robert Tisserand)

A Aromaterapia é um sistema não-invasivo que não deixa resíduos tóxicos, que está em total harmonia bioquímica com o corpo humano e em harmonia com o nosso planeta, por ser ecologicamente correto.

Cada óleo essencial tem inúmeras indicações não só em terapias, mas também para o bem-estar em casa, no trabalho e na escola. Auxilia a nível físico, emocional, intelectual e espiritual.

As propriedades terapêuticas dos óleos essenciais são eficazes quando as suas moléculas entram em contato com:

  • A mucosa nasal por inalação. As moléculas são aquecidas, umidificadas e captadas pelo epitélio olfativo, dando início a uma sequência de reações químicas e originando impulsos elétricos. As informações olfativas passam a ser transmitidas ao cérebro pelos neurônios olfativos até alcançarem o bulbo olfativo no rinencéfalo, e daí ao Sistema Límbico, responsável pelas sensações de prazer, sofrimento, emoções (amígdala) e pelo controle hormonal (hipotálamo), que influencia o humor, as emoções e os comportamentos;
  • A pele (através das glândulas sudoríparas, porque são lipossolúveis) quando aplicados em massagem com óleos vegetais ou cremes como carreadores, em banhos de imersão ou de chuveiro e em escaldapés

O ser humano funciona como uma unidade integrada entre corpo e mente, e cuidar de um é cuidar do outro (Valerie Ann Woodworth).

Outras técnicas

Embora não façam parte do nosso presente enfoque, também são importantes e complementares.

  • Meditação;
  • Relaxamento;
  • Massagem;
  • Biofeedback (técnicas de visualização e controle corporal);
  • Exercícios físicos;
  • Dieta equilibrada e saudável;
  • Vitaminas, especialmente a vitamina D, que tem ação sobre o Sistema Nervoso, induzindo a formação de substâncias que mantêm a vitalidade das células nervosas, e impedindo a agressão do sistema imunológico contra o próprio organismo. Do nível de vitamina D no sangue depende a virulência das doenças autoimunes;
  • Exposição ao Sol, no mínimo 10 minutos até as 10 horas da manhã, que produz 20000 UI de vitamina D. As doenças autoimunes têm relação direta com a luz solar (Dr. Cícero Coimbra);
  • Terapia com os Florais de Bach;
  • Manter os sonhos, os objetivos, coisas a realizar;
  • "Risoterapia": rir é um dos melhores remédios;
  • E os demais recursos nas áreas de Fitoterapia Brasileira e Chinesa, Acupuntura, Psicologia e Medicina Alopática e Homeopática.
▲ Topo
Conheça também as páginas Workshop Pendulando Óleos Essenciais e RPG Souchard

Licença Creative Commons
A obra Sem Estresse - RPG e Aromaterapia terapêutica de Dra. Marcia Simões foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.